Pages

Ads 468x60px

terça-feira, 15 de maio de 2012

Crisma!


                               Crisma
"Tendo ouvido que a Samaria acolhera a palavra de Deus, os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, enviaram-lhes Pedro e João. Estes, descendo até lá, oraram por eles, a fim de que recebessem o Espírito Santo. Pois ele ainda não descera sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então começaram a impor-lhes as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo" (At 8, 14-17).
  A Confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a das testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras.
 A Confirmação, como o batismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou caráter indelével; razão pela qual só se pode receber este sacramento uma vez na vida.
  No oriente, este sacramento é administrado imediatamente depois do batismo; é seguido da participação na Eucaristia, tradição que põe em destaque a unidade dos três sacramentos da iniciação cristã. Na igreja latina administra-se este sacramento quando se atinge a idade da razão, e normalmente se reserva sua celebração ao Bispo, significando assim que este sacramento corrobora o vínculo eclesial.
  Um candidato à Confirmação que tiver atingido a idade da razão deve professar a fé, estar em estado de graça, ter a intenção de receber o sacramento e estar preparado para assumir sua função de discípulo e de testemunha de Cristo, na comunidade eclesial e nas ocupações temporais.
  O rito essencial da Confirmação é a unção com o santo crisma na fronte do batizado (no oriente, também sobre outros órgãos dos sentido), com a imposição da mão do ministro e as palavras:       "Accipe signaculum doni Spiritus Sancti'', " Recebe, por este sinal, o Dom do Espírito Santo", no rito romano, e " Signaculum doni Spiritus Sancti", "Selo do dom do Espírito", no rito bizantino.
  Quando a Confirmação é celebrada em separado do Batismo, sua vinculação em este é expressa, entre outras coisas, pela renovação dos compromissos batismais. A celebração da confirmação no descurso da Eucaristia contribui para sublinhar a unidade dos sacramentos da iniciação cristã.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.