Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Oração!!


                 O QUE É ORAÇÃO?
  Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao Céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria.

     A ORAÇÃO COM DOM DE DEUS
 "A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes." De onde falamos nós ao rezar? Das alturas de nosso orgulho e vontade própria, ou das "profundezas" (Sl 130, 1) de um coração humilde e contrito? Quem se humilha será exaltado. A humildade é o fundamento da oração. " Nem sabemos o que seja conveniente pedir" (Rm 8, 26). A humildade é a disposição para receber gratuitamente  o dom da oração; o homem é um mendigo de Deus.
     "Se conhecesses o dom de Deus!" (Jo 4,10). A maravilha da oração se revela justamente aí, à beira dos poços aonde vamos procurar nossa água; é aí que Cristo vem ao encontro de todo ser humano, é o primeiro  a nos procurar, e é Ele que pede de beber. Jesus tem sede, seu pedido vem das profundezas do Deus que nos deseja. A oração, quer saibamos ou não, é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede dele.
    "És tu que lhe pedirias e Ele te daria água viva" (Jo 4,10). Nossa oração de pedido é, paradoxalmente, uma resposta. Resposta à queixa do Deus vivo: "Eles me abandonaram a mim, a fonte de água viva, para cavar para si cisternas furadas!" (Jr 2,13), resposta de fé à promessa gratuita da salvação, resposta de amor à sede do Filho único.
 
                                           ORAÇÃO COMO ALIANÇA
    De onde vem a oração humana? Qualquer que seja a linguagem da oração ( gestos e palavras), é o homem todo que reza. Mas,  para designar o lugar de onde brota a oração, as Escrituras falam às vezes da alma ou do espírito, geralmente do coração (mais de mil vezes). É o coração que reza. Se ele está longe de Deus, a expressão da oração é Vã.
    O coração é a casa em que estou, onde moro (segundo a expressão semítica ou bíblica: aonde eu "desço"). Ele é nosso centro escondido, inatingível pela razão e por outa pessoa; só o Espírito de Deus pode sondá-lo e conhecê-lo. Ele é o lugar da decisão, no mais profundo de nossas tendências psíquicas. É o lugar da verdade, onde escolhemos a vida ou a morte . É  o lugar do encontro, pois, à imagem de Deus, vivemos em relação; é o lugar da Aliança.
    A oração cristã é uma relação entre Deus e o homem em Cristo. É a ação de Deus e do homem; brota do Espírito Santo e de nós, totalmente dirigida para o Pai, em união com a vontade humana do Filho de Deus feito homem.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.