Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

‘’A missão apostólica que o cristão deve cumprir no mundo''


No sermão solene que o Novo Moisés profere aos seus discípulos, conferindo o novo Código da Lei, com ''As Bem-Aventuranças'', dissera Nosso Senhor: ''Vós sois a luz do mundo!'' Nesta quão feliz exclamação e exortação, Jesus, Apóstolo por antonomásia, concede aos seus seguidores a continuar a sua missão redentora. É-nos oportuno recobrar a Liturgia de ontem, quando, na Sinagoga, em Nazaré, cumpre-se o oráculo do Testamento Antigo na pessoa do Verbo encarnado.
Diz a Palavra de Deus segundo Isaías profeta, todavia é de Jesus que escutamos: ''O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor.'' (cf.Lc, 4)
Quando averiguamos os santos evangelhos este quadro torna-se claro. Jesus é o Ungido do Pai! É o Davi por excelência, pois como Samuel o ungira, guiado pela voz do Senhor: ‘’É este! Unge-o!’’ Jesus, o Verbo do Pai, já estará ungido desde os remotos tempos. Ele é Deus com o Pai no Espírito Santo. Esta certeza podemos verificar em dois sublimes momentos teofânicos: no Batismo e na Transfiguração! ‘’Este é o meu Filho muito amado, Nele pus o meu bem-querer. ‘’Este é o meu Filho muito amado: Escutai-o!’’
O apostolado de Jesus, dito há muito pelo Profeta Isaías, é perpetuado para toda a Igreja. Como? De qual maneira? Pelos sacramentos do Batismo e da Confirmação. Pela unção sacramental com o óleo dos catecúmenos e pelo Santo Crisma, participamos da missão do Filho do Pai. Na primeira unção diz o sacerdote: ‘’O Cristo salvador te dê a sua força. Que ela penetre em tua vida como este óleo em teu peito.’’ (cf. Ritual do Batismo)

Esta é executada com o óleo bento na Missa do Santo Crisma pelo bispo. Esta unção representa a força de Deus, libertando dos males, para que, uma vez enxertado em Cristo, na Igreja, a suprema Oliveira, não tema em dar o testemunho perfeito a todos os homens, por isso é feita à altura do peito. Já, a segunda unção, pós-batismal, é com o Santo Crisma. Este epíteto nos lembra Cristo, o Ungido. Diz o sacerdote: ‘’Que Deus te consagre com este óleo santo para que, inserida em Cristo, sacerdote, profeta e rei, continues no seu povo até a vida eterna.’’ (Ibidem)
Assim, ‘’somos sal e luz.’’ Eis! Meios à subsistência terrena. Na força do Espírito Santo, logo batizados e confirmados, reproduzimos a vida pública do Filho de Deus. Assegura São Paulo: ‘’Tende em vós os mesmos sentimentos existentes em Cristo Jesus.’’ Deste modos, voltemos e perguntemo-nos: ‘’ Como o cristão deve cumprir a sua missão no meio do mundo?’’ Cada neófito, gerado no útero católico da Igreja pelo Batismo, fortificado e decidido por Cristo pela Confirmação, dentro da sua vocação específica, recebeu a tríplice missão ou o múnus de Cristo ‘’sacerdotal, profético e régio’’, para que, no estado de vida escolhido, nos ofícios comuns ao homem benevolente, ilumine e dê o sabor de Cristo, a Luz do Ressuscitado e, como diz o Apóstolo: ‘’exale o bom odor!’’

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.