Pages

Ads 468x60px

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Quaresma!!!

   A Quaresma é um tempo bendito para pensar no caminho feito por Israel. Foi um caminho decisivo para aquele. Quando se caminha é consequente sair para um outro lugar. Eis! Foi esta a via para a salvação do Povo da Antiga Aliança: sair do Egito da casa de Faraó para gozar da glória da liberdade. O povo criado, amado e conquistado por Deus não foi feito para Faraó e tampouco para servi-Lo na idolatria, por isso mesmo, diz o Senhor para Moisés, na teofania da sarça a se consumir: ''Eu sou o que sou!'' Não há outro fato: Israel, o bem amado, foi feito para Adonai.
Como sabemos quão lamentável foi a escravidão no Egito, mas, simultaneamente, é uma história de amor, por isso é Páscoa. É muito significativo o que se diz, na primeira leitura da missa de hoje: ''Clamamos então, ao Senhor, o Deus de nossos pais, e o Senhor ouviu a nossa voz e viu a nossa opressão, a nossa miséria e a nossa angústia.''
Este é o nosso itinerário quaresmal: querer sair das garras de faraó e do Egito, querer fazer a Páscoa em Cristo, com Cristo e por Cristo. Eis: sozinhos não podemos e tampouco em inércia. É preciso acreditar na profissão de fé já feita por nossos pais, no Deus dos nossos antepassados. Imbuídos pelo pensamento do que fizera o Senhor por nós lá com o povo da primitiva aliança.
Este é o coração agradecido do crente judeu:''o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa e braço estendido, no meio de grande pavor, com sinais e prodígios.''
Façamos a nossa caminhada para a Páscoa! Queiramos a liberdade já conquistada pela oblação do Cordeiro na cruz!

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.