Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A evangelização da juventude!!



Dom José Palmeira LESSA
Arcebispo Metropolitano de Aracaju -SE

11/07/2012 - 15:20:45
Em tempos pós-modernos, com essa diversidade de tecnologias avançando: Internet, celular, música e jogos eletrônicos, só para citar os mais conhecidos, fica difícil encontrar espaço na agenda da juventude para dedicar um tempo à religião. Se essa juventude de classe média sofre com os avanços tecnológicos, os jovens de camadas inferiores sofrem com a falta de oportunidade gerada pelos mesmos. E a busca de espaço para Deus se resume em rebeldia e descrença.
Duas imagens da juventude predominam nos meios de comunicação e na opinião pública. De um lado, as propagandas e novelas, que apresentam jovens como modelos de saúde, beleza e alegria, impõem padrões de vida e de consumo aos quais poucos deles têm acesso. Elas os apresentam também caracterizados pela força, ousadia e coragem, generosidade, espírito de aventura, gosto pelo risco. De outro, nos noticiários os jovens aparecem ora como protagonistas ora como vítimas da violência. A severidade, com que às vezes se pretende reprimi-los, só cria um distanciamento maior e uma agravação no conceito de religião.
Além disso, a solidão, o vazio, a exclusão social, o subemprego e o desemprego podem levar à alienação, à violência, às drogas, à decepção com os adultos e à baixa auto-estima. Muitos jovens são “objetos” da sociedade consumista perdendo assim a oportunidade de serem sujeitos da própria história. Outros, forçados a sair da própria terra, aumentam o êxodo rural, o inchaço das periferias, a prostituição, a delinqüência, enfim, a superlotação das prisões. Esta situação é desumana, fruto do pecado, e precisa ser mudada.
A Igreja católica preocupada com esse quadro que também se opera na juventude brasileira, resolveu dedicar a 44ª assembléia da CNBB em Itaici-MG à “Evangelização da Juventude”. Para a Igreja e para seus pastores é de grande importância levar a boa nova aos jovens pois estes serão o futuro da Igreja e deles depende o caminho que a sociedade irá trilhar. Os bispos escrevem: “Vocês são chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo, protagonistas da defesa da vida, desde a sua concepção até o seu término natural, e da construção de uma sociedade de paz, fruto da justiça e do amor”.
Mas, o motivo mais importante dessa preocupação, é que os jovens têm o direito de receber a “Boa Nova” através da Igreja e a mesma tem o desejo de acolhê-los na comunidade eclesial para assim introduzi-los na experiência religiosa, no encontro pessoal com Deus e na comunhão com as dádivas da fé cristã. E essa fé da Igreja recebida dos apóstolos e vivida por tantas gerações e pessoas santas antes de nós, é herança preciosa e grande bênção que a Igreja quer anunciar às novas gerações.
O jovem precisa e deve receber o Evangelho como alimento espiritual que fortaleça a sua fé tornando-o protagonista no anúncio da Palavra de Deus. Tem por modelo a vida do Cristo que se fez homem e habitou entre nós e è chamado a ser um cristão autêntico, não apenas um mero depósito de sacramento. Crer em Jesus é aceitar sua Palavra e vivê-la no dia-a-dia. Jovem que se deixa cativar pelo Senhor descobre a verdadeira felicidade de sua vida e, por isso dá testemunho da sua fé e esperança, contagia outros jovens na luta por um mundo justo, fraterno e solidário, do jeito que Deus quer para seus filhos e suas filhas”.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.