Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Testemunho da Verdade!!!

Palavras do nosso Arcebispo Dom José Palmeira Lessa

Em nossos dias, vivemos uma realidade complexa e confusa em que o acúmulo de bens para alguns e a injustiça social para a maioria, têm gerado exclusões, rebeldias e violências sem limite. Complementando este quadro, os meios de comunicação divulgam informações sobre programações de novas filosofias, novas expressões religiosas e de muitas técnicas de lavagem cerebral que são ressaltadas como a solução para conduzir o homem ao encontro de sua realização.

Acreditamos que falta, neste momento, a vivência dos verdadeiros princípios humanos que estimulam o bem, o bom, o belo, o positivo que existe no mais íntimo das pessoas. É hora de explorar intensamente os ensinamentos e a prática do mais importante e perfeito dos mestres, Jesus Cristo.

Jesus é o Bom Pastor que dá vida por suas ovelhas, é um mestre carinhoso, acolhe, indica, mas não força, porque Ele educa para a plena liberdade, para co-responsabilidade (Mc 10:17, Lc 18:18). É o mestre que valoriza ao máximo a pessoa humana, para que possa descobrir seus dons e seus talentos. Ele nunca usou a força, o poder de Deus em favor próprio. Suportou toda espécie de julgamento, de perseguição, e até a morte na cruz, como homem de fé, plenamente responsável pela missão que Deus lhe confiou.

“Ninguém vem ao Pai senão por mim”(Jo 14:6 ss).

Jesus é o Projeto de Deus para a salvação da humanidade e, para que esta alcance seu objetivo, é necessário passar por este Caminho, aplicar esse método e pôr em prática esse projeto. Jesus foi fidelíssimo à missão que o Pai lhe confiou, realizando tudo que foi colocado em suas mãos. Ele nunca enganou a ninguém com meias palavras ou com segundas intenções como, em geral, estamos acostumados a ver e ouvir atualmente no país.
No evangelho de João, Jesus afirma que Ele é a luz da verdade: “Eu sou a luz, vim ao mundo para que quem crê em mim não permaneça nas trevas”.

“Quem pratica a verdade vem para a luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus” (Jo 3:21;12:4).

A sociedade do nosso país não poderá dispensar essa luz que mostra a verdade, sob pena de continuar mergulhada no mar de lama que destroe a auto-estima dos que trabalham honestamente para suportar as combalidas estruturas sociais.

“Quem é da verdade escuta a minha voz. Para isso eu nasci e vim a este mundo: para dar testemunho da verdade” (Jo 18:37)”.

A verdade de Jesus se concretizou pelo modo de agir, da sua conduta pessoal, por isso trazia alegria às pessoas, fazendo-as mudar de conduta, como aconteceu com Zaqueu que conhecendo a verdade, a salvação entra em sua casa e o torna um homem livre: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8:32). Toda conversão, toda transformação de uma pessoa passa pela renovação da sua mentalidade, de seus pensamentos, de suas crenças e desejos.

Vamos aceitar Jesus como o Mestre que revela toda a verdade, que deixa espaço para a consciência do indivíduo e seu livre comprometimento. Precisamos depositar nossa confiança Nele, na certeza de que mostrará as verdades e o caminho que devemos seguir.

Dom José Palmeira LESSA
Arcebispo Metropolitano de Aracaju

05/11/2012 - 09:56:18

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.